Quem Somos
A Elcos - Sociedade Portuguesa de Feridas é uma sociedade científica nacional, multidisciplinar, formada por profissionais ligados às áreas da saúde, que tem como interesse promover o debate, a formação e a investigação na área da prevenção e tratamento de feridas.
Organiza-se em Conselhos Regionais distritais, estruturas que ligam, através de projetos de parceria, instituições de ensino, de saúde, IPSS e Câmaras Municipais. Os projetos iniciam-se com estudos epidemiológicos destinados à compreensão da nosologia das feridas e continuam-se identificando recursos, métodos, técnicas e práticas em uso, em cada região: diagnosticando a realidade de cada distrito e desenhando respostas que promovam maior efetividade clínica e ganhos em saúde para os cidadãos.

  FORMAÇÃO  

Percursos formativos ao seu ritmo

A ELCOS, através da Escola de Verão, desenha percursos de formação teórica e treino clínico à sua medida, em formato online e presencial. Pretende dotar os profissionais de conhecimentos e habilidades necessárias à realização de uma prática clínica de excelência, no âmbito da resposta às feridas, nos contextos clínico, de gestão e investigação.

 INVESTIGAÇÃO 

Investigar para agir e agir investigando

Os projetos de investigação, em parceria com as instituições protocoladas, constituem um ponto de partida para conhecer a nosologia das feridas, em cada região e, num processo de investigação-ação, atuar sobre ela num ciclo contínuo de melhoria das práticas. Neste sentido, disponibiliza, aos parceiros institucionais, instrumento informatizado, de fácil aplicação, que fornece resultados de imediato.

    REFE.PT    

Rede Portuguesa de educadores em Feridas

A REFE.PT destina-se a promover boas práticas clínicas através da qualidade educativa e formativa. Os seus objetivos desenvolvem-se numa estreita ligação com a EWMA, pretendendo manter atualizados os curricula académicos e a nossa comunidade de prática, na área das feridas.

  SÓCIO ELCOS  

Sócio traz sócio
 

Os Sócios da ELCOS, inseridos nas dinâmicas criadas em cada região, através dos Conselhos Regionais distritais, participam ativamente na formação, investigação, construção de documentos científicos e orientações institucionais. Participa! Junta-te a esta dinâmica nacional.

PRÉMIOS ELCOS




PRÉMIOS ELCOS

INVESTIGAÇÃO e BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE

Inovação, Produção de conhecimento, Qualidade de Processos, Metodologias, Técnicas, Prática Clínica.


    AGENDA    

Agenda

Percursos formativos desenhados para promover os conhecimentos e habilidades necessárias à realização de uma prática clínica de excelência, no âmbito da resposta às feridas, nos contextos clínico, de gestão e investigação.

   RECURSOS   

Recursos

Neste espaço encontrará agenda de eventos formativos em curso, instrumentos científicos de apoio à prática clínica, meios, dispositivos e inovações fornecidos pelos nossos parceiros da indústria.

 ÁREA DE SÓCIO 

Apoio científico

Espaço reservado aos Sócios e Instituições Parceiras. Inclui materiais de apoio à investigação institucional e prática clinica, relacionados com as feridas, nomeadamente bases de dados e instrumentos para investigação, guias de apoio e manuais de orientação clínica.

Notícias
ELCOS - Sociedade de Feridas

17/11/2023

Jornada Mundial STOP às Úlceras por Pressão - Castelo Branco

Inscrições: https://forms.gle/Y4cJAjmBTDdosd8i9

Ver mais

Redes
Parceiros Ouro, Prata e Bronze
image
image
image
image


Parcerias Científicas

Nacionais e Internacionais


image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image
image